Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546
info@example.com

25OHVitamina D em Transplantado Renal

25OHVitamina D em Transplantado Renal: É importante? Quando pedir e quando repor?

A vitamina D é fabricada na pele e é ativada no fígado e no rim. Participa da saúde do osso, age na imunidade, e tem um papel importante em vários órgãos, como pele, cérebro, músculos…

E sabemos também que existe uma variação da vitamina D no sangue que não significa doença. No inverno, fica um pouco mais baixa… Chamamos de variação sazonal.

Mas a sua dosagem na rotina do transplante não está indicada para todos os transplantados. Casos em que devemos pedir:

• PTH inadequado para a função renal (risco de hiperparatireoidismo secundário a deficiência de vitD)
  • Fosfatase alcalina alterada (risco de mineralização do osso inadequada)
  • Fratura ou osteopenia / osteoporose na densitometria óssea
  • Uso de fenitoína e fenobarbital (interferem no metabolismo da vitaminaD)

Devemos repor vitamina D se estiver baixa no sangue, nas indicações acima e se sintomas associados como fraqueza muscular, principalmente em idosos e pacientes de pele negra (porque fabricam menos vitamina D na pele pela presença de maior quantidade de melanina).

Devemos ter muito cuidado na reposição com colecalciferol em pacientes que já possuem cálcio alto no sangue. Atenção!!! Se o paciente não tem um cálcio dosado recentemente, melhor fazer essa triagem.

A reposição deve ser individualizada, tanto a sua dose semanal, ou diária, e o prazo varia de 4-8 semanas.

Se você é paciente transplantado renal, pergunte se você tem algum fator de risco que precise dosar e repor a vitamina D. E nunca faça a reposição sem conversar com seu médico do transplante.

Informe-se! A informação é o primeiro passo para o cuidado real com sua saúde.

Credito foto:  Freepik. @starline Tks!