
Não quero ter cálculo renal!
Então você precisa saber disso:
- Ingestão de líquidos deve ser frequente:
Quanto maior a diurese (quantidade de urina), maior a chance de eliminar os cálculos espontaneamente, principalmente para cálculos pequenos. Outro benefício é diminuir a formação de novos cálculos.
Preferência por: água, sucos naturais cítricos (limão, laranja, tangerina), chás.
Evitar uso de chá mate e refrigerantes.
Exemplos de alimentos que contém muita água e devem ser utilizados: melancia, melão, abacaxi.
- Prática de exercícios regulares:
É comprovado o benefício no controle dos cálculos, associado a boa hidratação antes e depois. Exercícios aeróbicos como caminhada, bicicleta, futebol , dança, natação devem ser praticados pelo menos 3 vezes na semana, no mínimo de 40 minutos. Intercale as atividades que preferir, mas movimente- se TODOS os dias!
- Diminuir a ingesta de sal:
Na maioria das vezes, o uso em excesso de sal aumenta a formação de cálculo, além de ter ação em outros orgãos, como piorar a pressão alta.
- Alimentos com cálcio devem ser ingeridos normalmente:
A diminuição do consumo de leite e derivados, como queijos, iogurte, etc, não melhorou o número de cálculos – pelo contrário, pode até piorar sua formação, pois o corpo aumenta a reabsorção de cálcio no filtrado dos túbulos do rim, como forma de manter seu equilíbrio, e isso pode levar à calcificação ou formação de novos cálculos. O consumo de cálcio deve permanecer normal.
- Aumentar consumo de potássio:
Está presente em: banana melão uva laranja kiwi abacate mexerica água de coco mamão graviola maracujá jaca goiaba acelga couve feijão soja ervilha escarola grão de bico tomate seco ameixa, nozes.
- Evitar uso de comprimidos de vitamina C.
Credito foto: @racool_studio em Freepik.