
Antinflamatório lesa o rim?
Os antinflamatórios são medicações comumente usadas para diminuir dor e inflamação em geral, como artrites, dores musculares, dor em trauma e em cirurgias ou tratamentos dentários.
De um modo geral, os antinflamatórios diminuem a circulação de sangue dentro do rim e diminuem a sua filtração. Além disso, os antinflamatorios podem causar nefrite intersticial, que é um tipo de alergia no rim, se a pessoa, mesmo saudável, tiver uma predisposição.
Doses elevadas por um período longo são bastante tóxicas, mas devemos tomar cuidado também com o uso de doses baixas, mas constantes. Esse é o caso de pessoas que usam para dores articulares crônicas, ou até pessoas saudáveis que utilizam como analgésico após exercício físico.
Quais são eles: diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, cetoprofeno, indometacina, piroxicam, celecoxibe. Esses são as drogas de nomes genéricos. Mas existem vários nomes comerciais para cada um desses antinflamatórios – fique atento!
Doença renal anterior, pessoas de maior idade, desidratação associada, e insuficiência cardíaca ou problemas do fígado são fatores de risco que deixam a pessoa ainda mais sensível ao efeito tóxico dos antinflamatórios.
Podemos trocar essas medicações por analgésicos seguros para o rim: paracetamol, dipirona, codeína, tramadol.
É necessário informar a população geral sobre essa situação tão comum – pode ser que você mesmo tenha algum em casa, pois são vendidos sem receita médica. Use de forma segura, ou se tiver insuficiência renal mesmo leve não utilize!
Credito da imagem: freepik