
Você sabe qual a relação das glândulas paratireóides e o rim?
As glândulas paratireóides são localizadas no pescoço, bem próximas e posteriores à tireoide, e normalmente são em número de 4, duas a direita e duas a esquerda. Elas têm receptores de cálcio, e desse modo “percebem” o nível de cálcio do sangue. Além de ter receptor para o cálcio, as paratireóides também têm receptores para o calcitriol (que é a vitamina D ativa), um hormônio produzido pelo rim. Elas recebem influência direta dos rins, do cálcio e da vitamina D.
Sim, além de filtrar o sangue e formar a urina, os rins fabricam esse hormônio importantíssimo, que cai na corrente sanguínea e chega até essas glândulas paratireóides no pescoço.
As paratiróides são responsáveis por fabricar o hormônio PTH (paratormônio), e sua principal função é regular a entrada e a saída de cálcio e fósforo dos ossos, e a excreção desses dois elementos na urina.
Não confunda a mais conhecida glândula tireóide, que é em formato de borboleta, bem na frente do nosso pescoço, com as suas vizinhas paratireóides… São glândulas diferentes e fazem coisas completamente diferentes! A tireóide regula nosso metabolismo de frio / calor, o engordar / emagrecer, podem ter relação com sono ou humor. A tireóide é multipotente, e muito mais falada por todas as pessoas – é super comum ouvirmos que tal pessoa tem problema de tireóide. Mas aqui, com as vizinhas paratireóides, a história é diferente, pois elas regulam basicamente o cálcio do sangue e dos ossos. Ficou mais claro??
Se você tem insuficiência renal e faz acompanhamento com um profissional, você precisa se informar sobre a saúde da sua paratireóide a a saúde dos seus ossos!.
Informe-se!! Pergunte!